Rinoplastia

O que é?

A rinoplastia é a cirurgia para correção de deformidades nasais.

A cirurgia busca o equilíbrio estético da face, mas nunca esquecendo da importância funcional do nariz. Tecnicamente busca-se uma proporcionalidade entre as subunidades nasais e seu equilíbrio com a face.

O nariz tem importante papel na característica do indivíduo pois é o ponto central da face e  mudança no seu aspecto gera também uma alteração da autoimagem. Por isso, antes de tudo, o paciente precisa estar ciente de todas as possibilidades de tratamento e orientado sobre o melhor resultado para seu rosto.

O que esperar?

O resultado da rinoplastia tem grande papel na resposta psicológica do paciente pois o tratamento das deformidades nasais muda a característica da face.

As incisões cirúrgicas são feitas nas asas ou na parte interna do nariz de maneira que fiquem bem disfarçadas nas dobras nasais. Após o procedimento a área operada fica com bastante edema e a face com algumas equimoses não sendo possível ver o resultado imediatamente mas sim, progressivamente ao longo do pós operatório. O resultado definitivo é atingido entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia

A anestesia é geral. Em casos especiais de pequenas correções pode ser utilizada anestesia local e sedação.

O tempo de internação costuma ser de 12 a 24 horas e pode variar dependendo da evolução do paciente.

Quais os cuidados após o procedimento?

Importante seguir as orientações do cirurgião para um bom resultado pós operatório.

Uso de gelo e compressas locais aliviam o edema.

Limpeza correta das feridas evitam infecções e complicações.

Proteção solar é importante para melhor resultado da cicatrização.

Após o procedimento o paciente permanece com um tampão nasal e precisará adaptar-se a respiração oral por poucos dias devido a sensação de obstrução nasal.

Quais os efeitos colaterais e adversos?

É esperado: edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) no nariz e na região peri-orbitária que geralmente regridem entre 2 a 4 semanas. Um edema residual persiste por até 6 meses sendo notado pelo paciente como um endurecimento na ponta nasal.

Possiveis complicações: infecção da ferida operatória, sangramento pós-operatório, hematoma, irregularidades, obstrução nasal.

Quais as contra-indicações?

Contraindicações para procedimentos cirúrgicos.

Quando está indicado?

Desconforto pelo tamanho ou formato do nariz

  • desproporção em relação ao rosto
  • osso nasal saliente
  • ponta do nariz caída
  • asas laterais largas e abertas
  • nariz largo e ponta arredondada