Reconstruções pós cirurgias bariátricas
O que é?
As cirurgias de reconstrução pós grande perda ponderal tem sido muito procurada pelos pacientes que foram submetidos a gastroplastia bariátrica.
São um conjunto de cirurgias programadas com o objetivo de corrigir o excedente cutâneo consequente da perda ponderal excessiva e de prazo acelerado provocada por essas cirurgias.
As mais procuradas são: Dermolipectomia abdominal, Reconstrução das mamas, Braquioplastia (braços), Cruroplastia (coxas) e Torsoplastia superior e inferior (dorso).
O que esperar?
A pele desses pacientes geralmente evolui com muita flacidez devido em parte a desnutrição proteico calórica, perda de colágeno, estrias dentre outros fatores metabólicos.
Sendo assim, é importante ressaltar que a flacidez acompanhará o paciente durante todo o processo e procedimentos estéticos são ótimos aliados durante as etapas mas não substituem os resultados cirúrgicos.
Quais os cuidados após o procedimento?
Importante seguir as orientações do cirurgião para um bom resultado pós operatório.
Limpeza correta das feridas evitam infecções e complicações.
Proteção solar é importante para melhor resultado da cicatrização.
Uso de cintas modeladores são de extrema importância para garantir um bom resultado no tempo determinado.
Drenagens linfáticas sempre que indicadas.
Quais os efeitos colaterais e adversos?
Hematomas, seromas, deiscências (abertura dos pontos), alterações de cicatrização e infecção da ferida podem ocorrer em qualquer procedimento cirúrgico mesmo que haja todo o cuidado para prevenção.
Retorno de flacidez da região operada ao longo do tempo também é esperado devido a fatores metabólicos adquiridos pela gastroplastia.
Quais as contra-indicações?
São fatores restritivos que podem contraindicar a cirurgia, a presença de distúrbios metabólicos ou endocrinológicos, cardiorrespiratórios, inflamatórios, infecciosos e vasculares.
Quando está indicado?
- Flacidez cutânea dos braços e coxas;
- Abdomen em avental;
- Ptose mamária;
- Lipodistrofia da região dorsal.