Toxina botulínica

O que é?

Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando injetada, em quantidades pequenas, em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente as linhas indesejadas conhecidas como linhas de expressão.

O que esperar?

É um procedimento realizado em consultório, pouco doloroso devido a utilização de anestésicos tópicos que amenizam a sensibilidade as agulhadas.

A toxina começa a fazer efeito 7 a 14 dias depois da aplicação e esse efeito perdura por cerca de 3 a 4 meses até que desaparece gradativamente enquanto a ação muscular retorna.

Com aplicações em intervalos regulares, é esperado que os intervalos das aplicações passarem a durar mais tempo pelo enfraquecimento progressivo da musculatura alvo.

Quais os efeitos colaterais e adversos?

Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local.

Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção assim como equimoses (roxinhos).

Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas.

Em casos raros, pode haver migração do produto e consequentemente desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, dor de cabeça, sobrancelha e/ou pálpebra caída, também temporariamente.

Quais os cuidados após o procedimento?

Gelo local pode aliviar a dor no local da aplicação.

Não deitar nas primeiras 6h após o procedimento.

Nas primeiras 24 horas após o procedimento evitar exposição solar e exercícios físicos.

Quais as contra-indicações?

Gestante, lactantes, pessoas portadoras de doenças autoimunes e com lesões na pele não podem ser submetidos ao tratamento com toxina botulínica.

Quando está indicado?

A toxina botulínica é indicada para:

  • amenizar linhas de expressão e rugas superficiais. Exemplo: linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma (pescoço)
  • reposicionamento das sobrancelhas e abertura ocular
  • tratamento do sorriso gengival
  • tratamento da hiperidrose (transpiração excessiva) diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés